Instituto brasileiro lança livro acadêmico sobre Israel e Palestina
O IBI (Instituto Brasil-Israel) lança no fim deste mês o livro “Conflitos e Religiosidades: Israel, Palestina e Estudos Judaicos no Brasil” (R$ 39,90, 344 págs.). O volume, publicado em parceria pelo instituto e pela Universidade de Pernambuco, é organizado pelos professores Karl Schurster, Michel Gherman e Omar Thomaz. São 12 artigos, incluindo um estudo sobre a memória de soldados na invasão do Líbano em 1982 e uma pesquisa sobre uma igreja judaico-pentecostal em Recife.
É uma importante contribuição ao campo dos estudos judaicos no Brasil, que remonta aos anos 1960 com pesquisas sobre migração e antissemitismo. O texto de apresentação do livro traça um excelente resumo dessa tradição, apontando suas principais contribuições à academia — e suas lacunas. “A ascensão de uma nova (e assustadora) direita, no Brasil e no mundo, não podia deixar de ter um profundo impacto nos estudos judaicos”, escrevem os autores. “No campo das relações internacionais, a já tradicional centralidade de Israel, em particular, e do Oriente Próximo, em geral, é redimensionada a partir da atuação de lideranças como Donald Trump e Jair Bolsonaro.”
O lançamento do livro será formalizado durante um evento online neste dia 26 das 14h às 17h30. Serão três mesas com convidados: uma sobre o conflito Israel-Palestina, outra sobre memória e narrativas e por fim a última sobre identidades locais. A participação é gratuita.
O livro “Conflitos e Religiosidades” é um produto do laboratório de pesquisa inaugurado pelo IBI em 2020. É uma parceria com núcleos de estudos judaicos da Universidade Federal do Rio de Janeiro, da Pontifícia Universidade Católica de SP, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e da Universidade de Pernambuco.