Em discurso pelo impeachment, Nancy Pelosi cita canção israelense

Nancy Pelosi, presidente da Câmara americana, citou nesta quarta-feira (13) uma canção israelense ao discursar pelo impeachment de Donald Trump. Ao dizer que o presidente incitou uma insurreição, ela mencionou o poema “Ein Li Eretz Acheret” (não tenho outra terra).

O texto é de Ehud Manor, que escreveu as letras de mais de mil canções. Ele compôs essa faixa em 1982 — quando Israel invadiu o Líbano. Eram anos de intensos protestos sociais no país, e Manor queria que a canção se tornasse um hino da esquerda israelense.

“Ein Li Eretz Acheret” versa em tradução livre: “Não posso ficar em silêncio diante do quanto minha terra mudou seu rosto / Não vou parar de tentar lembrá-la / Em seu ouvido cantarei meu choro / Até que ela abra seus olhos”. É um canto de descontentamento com uma nação que decepciona, mas também uma declaração de amor quase incondicional. Uma música para países que quase não se parecem o que haviam sido. O vídeo dessa canção está abaixo, em hebraico.

Emendando na citação de “Ein Li Eretz Acheret”, Pelosi pediu que os legisladores republicanos — do mesmo partido de Trump — abrissem seus olhos e responsabilizassem o presidente por suas ações. Pesa, em especial, a acusação de que Trump incitou a turba que invadiu o Capitólio no último dia 6. Segundo o texto do impeachment, “incitados pelo presidente, membros da multidão à qual ele se dirigiu (…) violaram e vandalizaram o Capitólio, feriram e mataram equipes de segurança, ameaçaram membros do Congresso e o vice-presidente e se engajaram em atos violentos, mortais, destrutivos e sediciosos”.

O vídeo em que Pelosi menciona o poema está no tuíte abaixo.