Editora brasileira lança tomo sobre a história do judaísmo

Os leitores deste Orientalíssimo blog frequentemente me escrevem — por email ou mensagem no Twitter — pedindo recomendações de leituras sobre o Oriente Médio. Às vezes sofro para responder. Afinal, há pouca literatura disponível em português. Celebro, por isso, quando recebo notícias de lançamentos de novos livros sobre essa região.

É o caso de “A História do Judaísmo” (752 págs., R$ 189,90), de Martin Goodman, que acaba de ser publicado no Brasil pela Editora Planeta. Professor da Universidade Oxford, Goodman narra o que aconteceu nos longos milênios desde o surgimento dessa religião. A história do judaísmo começa no Oriente Médio e se espalha pelo mundo, seguindo a diáspora judaica. É uma religião mundial, Goodman escreve, e reflete o mundo pelo qual os judeus circularam. Isso inclui, é claro, o Brasil.

Goodman, no entanto, menciona os judeus brasileiros em apenas três passagens. Ele cita, em primeiro lugar, as comunidades judaicas do nordeste brasileiro durante o século 17 sob o domínio holandês. Depois, menciona o Brasil como uma das principais diásporas judaicas do mundo. Por último, explica como algumas organizações de caridade ajudaram judeus a migrar para colônias agrícolas, como o Brasil.

Quem quiser complementar a leitura e saber mais sobre o Brasil pode procurar o trabalho de Maria Luiza Tucci Carneiro. Goodman, por outro lado, oferece detalhes sobre todo o restante da história. Ele escreve, por exemplo, sobre o início do judaísmo, a Torá, os debates em torno da doutrina, o exílio, a cabala e o hassidismo. O professor de Oxford também narra, evidentemente, o surgimento do Estado de Israel — tema que deve interessar, em especial, aos leitores do blog.