Mostra Mundo Árabe de Cinema estreia no dia 28; confira trailers

A Mostra Mundo Árabe de Cinema estreia neste dia 28. O evento marcou a agenda cultural de São Paulo nos últimos 15 anos, trazendo produções de países de cultura árabe. Mas em 2020 — como tantas coisas — o festival foi pego de surpresa pela pandemia do coronavírus. Por isso, esta será uma edição especial, feita com transmissão online.

Há quatro filmes inéditos na programação deste ano. O destaque é o documentário “Gaza”, dos diretores Garry Keane e Andrew McConnell. O filme será exibido logo após a abertura do evento, às 18h do dia 28. Às 17h de 11 de setembro, eu me junto à professora da USP Arlene Clemesha para uma conversa virtual com o cineasta irlandês Keane.

Além dos inéditos, a mostra vai exibir uma seleção de filmes das edições anteriores. O destaque, na avaliação deste Orientalíssimo blog, é o documentário “Naila e o Levante”, da brasileira Julia Bacha. Trata-se de uma obra sobre a participação das mulheres durante a Primeira Intifada, na Palestina, e sobre como elas foram escanteadas pela liderança masculina. Também vale a pena reassistir a “Os Caminhos dos Mascates” de José Luis Mejias, sobre a migração árabe ao Brasil.

A Mostra Mundo Árabe de Cinema em Casa é promovida pelo ICArabe (Instituto da Cultura Árabe) em correalização com o Sesc-SP e patrocínio da Câmara de Comércio Árabe – Brasileira. É gratuito. As inscrições estarão abertas em breve pelo site do evento. Os filmes poderão ser assistidos em qualquer dia e hora no site da mostra, entre 29 de agosto e 13 de setembro. Haverá também exibições às segundas-feiras na plataforma do Sesc em 31 de agosto e 7, 14 e 21 de setembro.

Assista abaixo aos trailers dos quatro filmes inéditos desta edição.

“Beirute, La Vie en Rose”, de Èric Motjer

“Árabes Ocidentais”, de Omar Shargawi

“O Dia em que Perdi Minha Sombra”, de Saudade Kaadan

“Gaza”, de Garry Keane e Andrew Mcconnell