Shakira ulula durante o Super Bowl, homenageando sua origem árabe

Durante a sua apresentação no domingo à noite (2), durante o show do Super Bowl, a cantora colombiana Shakira se aproximou de uma câmera e moveu sua língua de cima a baixo, deixando escapar um som agudo: ulululululululululu! O momento não passou batido. O vídeo circulou imediatamente pelas redes sociais, como no tuíte abaixo.

A primeira reação foi de chacota. Compararam aquele som ao canto de um peru, por exemplo. Shakira, no entanto, provavelmente estava homenageando uma tradição árabe conhecida como “zaghruta”. A ululação é uma prática comum em diversos países do Oriente Médio, expressando felicidade – tipicamente, nas festas de casamento.

O aceno não deve ter sido acidental. Há grandes comunidades de origem árabe na Colômbia, o país de Shakira, assim como em toda a América Latina. No Brasil, a estimativa oficial é de que há entre 7 milhões e 10 milhões de pessoas com ascendência libanesa. Ademais, a própria Shakira tem tal origem. Seu pai nasceu no Líbano. “Shakira” significa “agradecida” em árabe, aliás — a pronúncia original é shákira, com ênfase na primeira sílaba. Vem da mesma raiz de “shukran”, que quer dizer “obrigado”. Dessa maneira, a ululação foi provavelmente uma celebração da rica e diversa história da região latino-americana.

Essa mensagem é especialmente importante no contexto político dos Estados Unidos, em que há uma crescente rejeição a imigrantes de origem árabe, em particular aos muçulmanos. O governo de Donald Trump impede a entrada de cidadãos de origem síria, por exemplo, em uma medida que ficou conhecida como um “veto a muçulmanos”.

A xenofobia, é claro, contrasta com a participação de migrantes árabes na história americana. Árabes migraram em massa para os Estados Unidos no final do século 19 e início do 20, contribuindo tanto quanto outros grupos migratórios à construção do país – mas foram esquecidos. Recentemente, historiadores têm retomado essa história. Sarah Gualtieri, por exemplo, publicou em janeiro deste ano um excelente livro retomando a saga dos migrantes sírios em Los Angeles.

Dito isso, este Orientalíssimo blog concorda com a avaliação feita pelo site da revista GQ sobre o Super Bowl. Sim, o time Kansas City Chiefs derrotou o San Francisco 49ers durante o evento esportivo e tudo mais. Mas o vencedor da noite foi, de longe, a ululação da Shakira.