Empresa lança game para celular inspirado nos protestos do Líbano

Libaneses protestam desde 17 de outubro contra a corrupção. As manifestações, que começaram em parte como resposta a um plano de cobrar impostos de ligações feitas pelo Whatsapp, já levaram o primeiro-ministro Saad Hariri a renunciar. Não há, por ora, indícios de que a população vá deixar as ruas que tomou. O alvo, agora, é o novo premiê, Hassan Diab — assim como o próprio sistema político do país.

Em celebração ao movimento, a empresa Game Cooks lançou o game gratuito Yaskot. O jogo está disponível para smartphones nas lojas da Apple e do Google. O nome Yaskot faz referência a um dos lemas dos protestos, “yaskot al-fasad”, que significa “abaixo a corrupção”. “Criamos o game para expressar nossas ideias sobre a revolução”, disse o co-criador Lebnan Nader em entrevista ao jornal libanês al-Nahar.

Em Yaskot, o jogador simultaneamente controla dois jovens manifestantes — um garoto e uma garota. Ambos correm de Akkar, no norte do país, até Nabatiya, no sul. No caminho, desviam de obstáculos e de policiais. De quebra, coletam moedas, simbolizando o dinheiro tomado pelo governo que consideram corrupto. Para a trilha sonora, a empresa Game Cooks gravou os cantos dos protestos nas ruas do país.

Cena de Yaskot. Crédito Reprodução