Partido de premiê israelense lança jingle “Vai Putin, Vai Trump”
A primeira reação nas redes sociais tem sido de descrença. Não pode ser real, afinal. Mas aparentemente é. O partido do premiê israelense, Binyamin Netanyahu, lançou nesta semana seu novo jingle de campanha: “Vamos Putin, Vamos Trump”. O vídeo, divulgado por canais oficiais do Likud, exorta uma aliança ainda mais íntima entre Israel, Rússia e os EUA — criando um eixo de ultranacionalistas em apoio a um governo cada vez mais extremo em Israel. “Sua hora chegou.”
🔈🔈🔈 pic.twitter.com/IYbyHQimm0
— Topaz Luk 🇮🇱 (@TopazLuk) September 4, 2019
A canção tem um estilo conhecido como “mizrachi” e associado aos judeus de origem árabe. Além dos convites a Putin e Trump, o cantor diz coisas como “o Exército é forte, forte”. Em sua página oficial, Netanyahu compartilhou o vídeo — que tem dançarinos cobrindo o rosto com máscaras de rivais políticos do premiê — e comentou: “Mas que festa. Que celebração. Só não se esqueçam de uma coisa. Votar.”
Israelenses vão às urnas em 17 de setembro para eleger os 120 membros de seu Parlamento. O país já havia votado em abril passado mas, pela primeira vez na história do país, o premiê fracassou em formar uma coalizão com outros partidos, levando ao novo pleito. As pesquisas de intenção de voto apontam, por ora, uma ligeira vantagem da aliança rival Azul e Branco. Netanyahu, que governa desde 2009, já sobreviveu a outros desafios políticos e ainda não está fora do tabuleiro. Se ele eventualmente for derrotado, será uma derrota indireta também do presidente brasileiro — Bolsonaro, afinal, apostou na permanência do premiê e se aproximou de Israel desde sua posse.