Projeto digital oferece 10 mil livros em língua árabe de graça
Uma excelente notícia para quem trabalha com pesquisa e sabe o quão difícil é encontrar material de referência em árabe, em especial fora do Oriente Médio — o projeto Arabic Collection Online recentemente disponibilizou mais de 10 mil livros naquele idioma para consulta e download gratuitos. Todas as obras são parte do domínio público.
Segundo a revista Forbes, o arquivo foi iniciamente patrocinado pela Universidade Nova York. Em seguida, recebeu fundos da caridade Arcadia e da Corporação Carnegie em Nova York. O plano é digitalizar mais de 20 mil livros das coleções de instituições como a Universidade Americana de Beirute, a Universidade Americana do Cairo, Columbia, Cornell e Princeton. A maior parte das obras são antigas e raras e seu armazenamento na internet serve como estratégia de conservação.
Há algum esforço, nos últimos anos, para facilitar a leitura em língua árabe. A Amazon, por exemplo, passou a oferecer livros digitais naquela língua para o Kindle. Há também projetos para digitalizar arquivos das famílias libanesas que migraram para o Brasil no início do século 20, disponibilizando os documentos para os pesquisadores.