Banda libanesa Mashrou’ Leila lança single e anuncia álbum

Rompendo um hiato de cinco anos, a banda libanesa Mashroua’ Leila lançou um single e anunciou um já bastante aguardado novo álbum. A canção, chamada “Cavalry” (cavalaria), abre caminho para o disco “The Beirut School” (a escola de Beirut), a ser lançado já nestes meses. O álbum servirá de comemoração dos dez anos de banda.

 

 

O Mashrou’ Leila é hoje um dos conjuntos mais populares do mundo de cultura árabe. A banda se apresentou em São Paulo em outubro de 2017, causando comoção entre os fãs brasileiros. Um de seus atrativos é o fato de misturar tradições do Oriente Médio com ritmos associados à Europa e aos Estados Unidos. Por exemplo, o álbum mais recente, “Ibn El Leil” (filho da noite), tem um quê de Daft Punk — mas o vocalista Hamed Sinno canta em um estilo árabe típico, tremulando a sua voz.

Outra das razões pelas quais o Mashrou’ Leila é conhecido é o fato de que alguns de seus membros, incluindo Sinno, são abertamente homossexuais em uma região bastante conservadora. A canção “Shim El Yasmine” (cheire o jasmin), por exemplo, fala do amor entre dois rapazes. Em outras músicas, eles defendem o direito das mulheres. Essas bandeiras já lhes causaram dissabores e levaram ao cancelamento de apresentações no Oriente Médio. No Egito, por exemplo, fãs foram presos após ir ao show com bandeiras de arco-íris.