Banda libanesa Mashrou’ Leila lança single e anuncia álbum
Rompendo um hiato de cinco anos, a banda libanesa Mashroua’ Leila lançou um single e anunciou um já bastante aguardado novo álbum. A canção, chamada “Cavalry” (cavalaria), abre caminho para o disco “The Beirut School” (a escola de Beirut), a ser lançado já nestes meses. O álbum servirá de comemoração dos dez anos de banda.
We’re ecstatic to finally reveal CAVALRY https://t.co/ThBUoCfFHI, the first single from our forthcoming album ‘THE BEIRUT SCHOOL’. An album that celebrates the first 10 years of Mashrou Leila and kicks off our next chapter together on our biggest European tour to date in March! pic.twitter.com/diYxftKJPS
— Mashrou’ Leila (@mashrou3leila) 8 de fevereiro de 2019
O Mashrou’ Leila é hoje um dos conjuntos mais populares do mundo de cultura árabe. A banda se apresentou em São Paulo em outubro de 2017, causando comoção entre os fãs brasileiros. Um de seus atrativos é o fato de misturar tradições do Oriente Médio com ritmos associados à Europa e aos Estados Unidos. Por exemplo, o álbum mais recente, “Ibn El Leil” (filho da noite), tem um quê de Daft Punk — mas o vocalista Hamed Sinno canta em um estilo árabe típico, tremulando a sua voz.
Outra das razões pelas quais o Mashrou’ Leila é conhecido é o fato de que alguns de seus membros, incluindo Sinno, são abertamente homossexuais em uma região bastante conservadora. A canção “Shim El Yasmine” (cheire o jasmin), por exemplo, fala do amor entre dois rapazes. Em outras músicas, eles defendem o direito das mulheres. Essas bandeiras já lhes causaram dissabores e levaram ao cancelamento de apresentações no Oriente Médio. No Egito, por exemplo, fãs foram presos após ir ao show com bandeiras de arco-íris.