Filme tunisiano ‘Meu Querido Filho’ estreia no Brasil, seguido de debate

Estreia nesta quinta-feira (3) no Brasil o filme tunisiano “Meu Querido Filho” (“Dear Son”). No dia 9, o Instituto da Cultura Árabe realiza uma exibição seguida por um debate público sobre o celebrado longa.

“Meu Querido Filho”, lançado em maio passado no Festival de Cannes, narra as intempéries de Riadh e sua esposa, Nazli, em busca de seu filho desaparecido. Segundo uma notícia publicada pela Agência de Notícias Brasil Árabe, a obra é inspirada nos relatos de pais à procura dos filhos que tinham fugido para se unir à facção radical Estado Islâmico. Mohamed Ben Attia, que dirige o longa, é o responsável também por “A Amante”, recentemente premiado no Festival de Berlim.

Em uma crítica ao filme, a revista americana Variety elogiou a sutileza de Ben Attia ao tratar do tema do extremismo religioso. Poucos assuntos são tão difíceis de tratar com nuances, segundo aquela publicação, o que faz da direção de Ben Attia especialmente notável.

A exibição começa às 19h30, no cinema Caixa Belas Artes (rua Augusta, 2423). Em seguida, participam do debate — realizado em parceria com o jornal O Estado de S. Paulo — Salem Nasser, professor da Fundação Getulio Vargas, e os jornalistas Ubiratan Brasil e Luiz Carlos Merten, do diário. É preciso retirar os ingressos a partir das 18h30 na bilhteria.

Cartaz de “Meu Querido Filho”. Crédito Divulgação