Em homenagem a egípcio na Copa, hamburgueria paulista cria X-Salah
Eis a receita para fazer seu próprio Mohamed Salah: dois hambúrgueres de kafta somando 300 gramas de carne, duas fatias de queijo tipo estepe, cebola crocante, alface, tomate e maionese de zátar servidos em brioche. Não tem o mesmo gosto do atacante da seleção egípcia na Copa, mas é a solução oferecida em São Paulo pela hamburgueria árabe Souk Burguer —que chama o lanche de X-Salah.
O Souk Burguer (r. Mateus Grou, 182, tel. 11 3062-4674) criou o sanduíche, vendido por R$ 34, para celebrar a Copa do Mundo. O campeonato começa nesta quinta-feira (14) na Rússia. A hamburgueria também serve uma série de outros pratos baseados na culinária árabe, com ingredientes como homus, coalhada, falafel e molho de hortelã. No cardápio de bebida, o restaurante convida a uma caipirinha de áraque, um destilado com sabor de anis. Esse drink custa R$ 30.
A casa é propriedade do descendente de libaneses Tarik Bechara Leal, que tenta agora transformar o local em ponto de encontro da comunidade árabe em São Paulo para assistir às partidas da Copa –o primeiro jogo, aliás, é disputado entre Arábia Saudita e Rússia. Marrocos, Egito e Tunísia são outras seleções árabes no campeonato, somadas também a times de países de cultura islâmica, como o Irã.
Há, em paralelo, outros empresários brasileiros investindo em negócios relacionados ao mundo árabe. Este Orientalíssimo blog contou recentemente a história do estilista Vicenzo Visciglia, que criou a marca AAVVA nos Emirados Árabes. É o caso também de Julia De Biase, da marca de perfumes Al Zahra –ela inaugurou em 2015 em São Paulo uma loja especializada em fragrâncias orientais e agora importa tâmaras da empresa Al Foah, sediada também nos Emirados.