Banda saudita faz clipe festejando a volta do cinema
O governo saudita anunciou no mês passado que vai reabrir seus cinemas depois de 35 anos de proibição e os roqueiros da banda local Most of Us decidiram festejar à sua maneira — gravaram um clipe. No vídeo da canção “Cinema na Arábia Saudita”, provocam os espectadores perguntando “vocês ainda assistem aos filmes na televisão?” e depois invadem as cenas de seus longas favoritos.
Eles passam por clássicos como “Guerra nas Estrelas” e “Matrix” comemorando ao lado dos personagens a gradual abertura de seu país. “Não vá mais ao Bahrein / para ver dois filmes”, diz a letra, em referência a um dos países vizinhos aos quais sauditas hoje viajam para ir ao cinema. “Tivemos essa ideia de que as estrelas que nos influenciaram se tornariam parte da canção, expressando o quão feliz estamos”, disse o vocalista Hasan Hatrash à rede “Al Arabiya”.
O clipe dá conta da rápida transformação do reino saudita, em grande parte estimulada pelo príncipe-herdeiro Muhammad bin Salman, conhecido pelas iniciais MBS. Em setembro, ele foi um dos responsáveis pelo fim da proibição de que mulheres dirijam. Ainda há, no entanto, um longo caminho a ser percorrido para garantir as liberdades individuais nesse país árabe conservador.
Os cinemas foram fechados durante os anos 1980. Clérigos sauditas — uma classe poderosa, mas em declínio — alegavam que os filmes ocidentais e mesmo alguns daqueles produzidos no mundo de fala árabe eram de alguma maneira pecaminosos. As salas de cinema, ademais, desagradavam os religiosos por permitirem o convívio sem supervisão entre homens e mulheres. É de se esperar que, reabertos, os cinemas segreguem os sexos. Os filmes devem passar por uma censura prévia.
Os cinemas devem reabrir em março. A britânica Vue Entertainment, a americana AMC e a canadense IMAX querem se instalar no país, segundo o “Financial Times”. Ao menos 300 salas devem abrir até 2030, criando 30 mil empregos e contribuindo com o equivalente a R$ 77 milhões.