Orientalíssimo

por Diogo Bercito

 -

Blog sobre o Oriente Médio, é produzido por Diogo Bercito. O repórter foi correspondente da Folha em Jerusalém e é mestre em estudos árabes pela Universidad Autónoma de Madrid.

Perfil completo

Publicidade

Família real da Jordânia e um primo do ditador sírio Assad são citados pelos Paradise Papers

Um novo vazamento de informações financeiras, desta vez apelidado “Paradise Papers”, associou figuras como a rainha Elizabeth, Madonna e o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, a paraísos fiscais — territórios com vantagens fiscais e protegidos por sigilo, descritos pelo colunista da Folha Clóvis Rossi como “um sistema que é uma imensa falha tectônica no capitalismo”. O vazamento afetou também(…)

Trump beija Netanyahu em um mural de Belém

Donald Trump beija Binyamin Netanyahu na boca. A imagem, retratando o presidente americano e o primeiro-ministro israelense em um momento de fictícia intimidade, com algo de timidez, foi recentemente desenhada no muro de concreto que separa a Cisjordânia de Israel e causou tamanho alvoroço que foi rapidamente removida. O responsável foi o artista australiano Lushsux, que(…)

Ouça três canções de Mashrou’ Leila, banda libanesa que traz seu pop combativo a SP

A banda libanesa Mashrou’ Leila toca nesta semana em São Paulo. É uma excelente oportunidade para conhecer um dos grandes fenômenos musicais do Oriente Médio, e um dos raros que conquistaram um público fora da região. Escrevi sobre eles na Folha desta segunda-feira (23). O Mashrou’ Leila, que milita pelos direitos LGBT e das mulheres, foi(…)

Exército do Líbano recebe primeira leva de aviões A-29 Super Tucano produzidos pela Embraer

Após quase dois anos de espera o Exército libanês recebeu neste mês a primeira leva de aviões A-29 Super Tucano produzidos em parceria pela brasileira Embraer e pela norte-americana Sierra Nevada. Duas das seis aeronaves compradas já chegaram ao país, segundo relatos locais. Os super-tucanos devem ser utilizados pelas forças aéreas libanesas para operações de combate ao(…)

Livro didático é recolhido na Arábia Saudita por mostrar rei com Yoda de Guerra nas Estrelas

O mestre Yoda de “Guerra nas Estrelas”, que treinou o jedi Luke Skywalker a usar a Força, aparentemente teve também um pupilo árabe: o rei saudita Faisal. Ao menos segundo um livro didático que foi entregue a escolas na Arábia Saudita — e rapidamente recolhido pela polícia. O caderno tinha impressa uma fotografia histórica de(…)

Blogs da Folha