Livro didático é recolhido na Arábia Saudita por mostrar rei com Yoda de Guerra nas Estrelas

Por Diogo Bercito

O mestre Yoda de “Guerra nas Estrelas”, que treinou o jedi Luke Skywalker a usar a Força, aparentemente teve também um pupilo árabe: o rei saudita Faisal. Ao menos segundo um livro didático que foi entregue a escolas na Arábia Saudita — e rapidamente recolhido pela polícia.

O caderno tinha impressa uma fotografia histórica de Faisal em São Francisco em 1945, com a adição do reflexivo monstrinho verde ao seu lado. A imagem é parte da obra do artista saudita Abdullah Al Shehri, como descobriu mais tarde o jornal americano “New York Times”. Mas não se sabe até agora como a ilustração foi parar em um livro didático. O próprio autor não sabe.

A tese mais plausível é de que as imagens foram trocadas por descuido, o que não deixa de ser surpreendente em um país que não tem salas públicas de cinema, como lembra o diário americano. Ahmed al-Eissa, ministro saudita da Educação, se desculpou via Twitter pelo erro. “O Ministério começou a imprimir uma versão corrigida do currículo escolar e retirou as cópias anteriores, formando um comitê legal para determinar a fonte da falha e tomar as medidas adequadas.”

O artista Abdullah Al Shehri, que produziu a reunião entre o rei Faisal e o mestre Yoda, responde pelo nome artístico Shaweesh. Aos 26 anos, ele já expôs sua obra em galerias em Dubai e nos EUA. A fotografia do monarca saudita, alterada via Photoshop, é parte de uma série em que o ilustrador inclui ícones da cultura pop em fotografias históricas pescadas em arquivos do mundo árabe.

Talvez vocês, Orientalíssimos leitores, consigam descobrir que personagem está fora de lugar na fotografia abaixo, feita na Conferência de Paz de Versalhes em 1919, após a Primeira Guerra.

Fotografia histórica modificada por artista saudita. Crédito Reprodução