Mostra traz cinema árabe a São Paulo; confira trailers

Por Diogo Bercito

Começa nesta quarta-feira (10), em São Paulo, a 11ª edição da Mostra Mundo Árabe de Cinema, organizada pelo Icarabe (Instituto da Cultura Árabe).  Entre os destaques está o curta-metragem palestino “Ave Maria”, indicado ao Oscar. A mostra é idealizada por Soraya Smaili e tem curadoria de Geraldo Adriano Godoy de Campos.

A abertura está programada para as 20h, no Cinesesc-SP (r. Augusta, 2.075, tel. 0/xx/11/3087-0500). Haverá exibições até 28 de agosto, no Cinesesc-SP no Centro Cultural Banco do Brasil, no Centro Cultural São Paulo e na Biblioteca Mário de Andrade. É possível acompanhar a programação na página oficial do evento.

Abaixo, confiram uma seleção de sinopses e trailers de alguns dos filmes que constam da mostra, a partir de informações da organização.

***

AVE MARIA (2015)
A vida cotidiana de uma pequena comunidade religiosa no meio do deserto da Cisjordânia, onde habitantes fizeram voto de silêncio, é transformada pela chegada de uma família de colonos israelenses cujo carro colide contra o muro do convento. Indicado ao Oscar de Melhor Curta-Metragem em 2016.

 

APACHES (2014)
Durante o funeral de sua mãe, Samir troca olhares com um homem que não conhece: seu pai. Ele leva Samir para dentro de uma família que ele desconhece, no coração do bairro de Kabyle, em Paris. Lá lhe apresentam todas as tradições e costumes de seus habitantes. Todas essas experiências com pessoas de diferentes países fazem da infância de Samir o que ele pode chamar de “homem livre”, um Apache.

 

BABYLON (2012)
Depois da onda de protestos que surgiram na primavera de 2012 na Líbia, mais de um milhão de pessoas migraram para a vizinha Tunísia à procura de proteção. A partir do momento que um campo de refugiados se consolidou perto da fronteira da Tunísia com a Líbia, três cineastas começaram a filmar o dia a dia do campo. Os registros resultaram em uma crônica do campo de refúgio, com um olhar voltado as práticas populares, os folclores e as ações humanitárias entre os residentes.

 

EU ESTOU COM A NOIVA (2014)
Um poeta palestino e um jornalista italiano conhecem um grupo de sírios e palestinos em Milão que entraram na Europa por meio da ilha italiana de Lampedusa com o objetivo de escapar da guerra na Síria. Eles decidem ajudar os refugiados a completar sua jornada rumo à Suécia através de um casamento arranjado. Inspirado em fatos reais.

 

OS HOMENS DE ARGILA (2015)
O jovem órfão Sulayman, criado por um velho eremita, vive numa rocha de argila localizada no Marrocos em perfeita harmonia com a natureza local. Sulayman se apaixona por Kadija, filha de Caid, chefe de uma imensa região, que prestes a morrer aceita o casamento entre os dois jovens. Eclode a 2ª Guerra Mundial, e o jovem Sulayman é forçado a alistar se no Exército francês.

 

O PROFETA (2014)
Adaptação do livro homônimo do escritor Khalil Gibran, “O Profeta”, que desde seu lançamento em 1923 vendeu 100 milhões de cópias e foi traduzido para 40 idiomas. O filme narra a história da amizade que acontece na ilha imaginária de Orphalese entre a jovem Almitra de 8 anos e Mustafa, prisioneiro político que cumpre sua sentença em prisão domiciliar.

 

OS POÇOS (2015)
Mulheres e crianças de uma vila no sul da Argélia encontram-se cercadas por soldados e podem não escapar da situação com vida, devido a carência de um recurso natural básico: água.

 

ORQUESTRA CEGA (2014)
No início do reinado de Hassan 2º, Houcine, fã do seu novo rei, é o líder de uma popular orquestra de música. Ele mora com a sua esposa Halima na casa da família dela, um lugar de intensa coabitação, com personagens que cruzam o ritmo de vida da orquestra e seus tradicionais dançarinos, os Chikhates. Nessa peculiar orquestra, seus integrantes fingem ser cegos para que possam tocar em festas exclusivas para mulheres dentro de casas de famílias marroquinas tradicionais.

 

PRÓXIMA ESTAÇÃO MUSICAL: IÊMEN (2011)
Com uma produção da Al Jazeera Documentários, a visita ao Iêmen é emblemática ao mundo da música árabe. Da mesma maneira com que o país é cercado diferentes mares, possui uma grande diversidade em sua produção musical. Ao preservar melodias tradicionais e ao mesmo tempo mesclar influências da música eletrônica europeia e o rap, o Iêmen cria uma forma única e inovadora de se relacionar com a música.

 

HAMULE (2015)
Em fitas cassetes e de vídeo dos anos 1970, o diretor encontra recordações impactantes de sua família na Palestina que retratam um episodio de colonização brutal. O filme reflete o trauma transmitido às gerações de descendentes da Palestina. O documentário é uma viagem íntima e pessoal pela memoria fragmentada dos exilados no Chile e suas famílias.

 

ESTADO-NAÇÃO (2012)

Combinando um cenário digital, atores reais e trilha sonora árabe eletrônica, o filme aborda uma solução vertical para a questão palestina, quando o estado Palestino surge na forma de um único arranha-céu, chamado Estado-Nação.

 

RECOLLECTION (2015)
Os filmes de ficção americanos e israelenses filmados na cidade de Jafa durante os anos 60 até a década de 90 constituem a base para a história de um sonho. Todos os protagonistas são removidos do filme original, deixando um set vazio construído na cidade. Assim, o impossível torna-se possível a partir da perspectiva do “eu”, especialmente filmando o passado e compondo um álbum de retratos feito de memórias.

 

APARTAMENTO 10-14 (2014)
É o seu aniversário. Enquanto espera sua mulher chegar, ele imagina o momento em que ele verá a moça pela primeira vez. Qual será seu presente? Enquanto fica entre o sonho e a realidade, ele recebe a visita de um estranho senhor.