Conta no Instagram reúne imagens de israelenses descamisados comendo homus

Por Diogo Bercito

O mundo presta demasiada atenção no conflito entre israelenses e palestinos, na opinião de quatro estudantes do centro de pesquisas IDC Herzliya. Há tanto mais no país. Por exemplo –homens descamisados comendo homus, a pasta de grão de bico típica em todo o Oriente Médio.

Com essa premissa, que deixa de lado a violência na faixa de Gaza e na Cisjordânia, o grupo criou a conta de Instagram “Hot Dudes And Hummus” (caras gostosos e homus, em português). A primeira publicação foi feita em março, e já há 43 imagens. Em todas as fotografias, um jovem se exibe com o prato. Às vezes também com um pedaço de pão.

 

“Nós queríamos criar uma campanha apolítica para Israel destacando o humor, a diversidade, a diversão, a beleza e a cultura que são tão vibrantes e ricas neste país”, afirmou ao jornal “Jerusalem Post” um dos criadores do “Hot Dudes And Hummus”. “Nós queríamos destacar um aspecto positivo do país, distante do conflito.”

Os jovens afirmam que querem mostrar, no Instagram, a variedade do país. Prometem descamisados judeus, cristãos, muçulmanos e seguidores de qualquer outra religião. O jornal “Haaretz” também publicou uma reportagem sobre o projeto.