Estátua da Liberdade foi baseada em camponesa egípcia, dizem estudos

Por Diogo Bercito
A Estátua da Liberdade. Crédito Reuters
A Estátua da Liberdade, que pode ter sido baseada em camponesa egípcia. Crédito Reuters

Enquanto os Estados Unidos debatem a chegada de refugiados sírios ao país, pesquisadores adicionam um detalhe irônico à história: a Estátua da Liberdade –símbolo da democracia– foi inspirada pelo projeto de uma mulher árabe guardando o Canal de Suez, no Egito. A informação foi publicada nesta quarta-feira (2) pela agência de notícias AFP. Há mais detalhes em um relato anterior da Smithsonian Institution.

De acordo com pesquisadores como Barry Moreno e Edward Berenson, que estudam o tema, o escultor francês Frederic Auguste Bartholdi visitou o Egito entre 1855 e 1856, onde apaixonou-se pela ideia de monumentos públicos gigantescos, como as pirâmides ou as imagens colossais diante dos templos da Antiguidade. Em especial, ele foi impactado por monumentos Núbios em Abu Simbel.

Uma década depois, quando o governo egípcio buscava propostas para um farol no Canal de Suez, Bartholdi desenhou a estátua de uma mulher segurando uma tocha. O projeto chamava-se “Egito (ou progresso) Traz Luz à Ásia”. O desenho era inspirado em uma camponesa árabe, mais tarde transformada em uma espécie de deusa gigantesca.

Segundo Barry moreno, “com a forma de uma camponesa velada, a estátua teria 26 metros de altura e seu pedestal se elevaria a uma altura de 14 metros”. Bartholdi teria estudado estruturas clássicas como o Colosso de Rodes, uma das Sete Maravilhas do Mundo.

A proposta, no entanto, não convenceu o quediva Ismail Pashá, que liderava o Egito naqueles anos. Depois de todo o dinheiro gasto no canal, o país não podia investir em mais um plano custoso.

A ideia de Bartholdi pôde, no entanto, ser reaproveitada anos depois, quando o historiador francês Edouard de Laboulaye chegou à ideia de que a França pudesse presentear os EUA com uma estátua que representasse a “Liberdade Iluminando o Mundo”, segundo a agência de notícias AFP. Em 1870, Bartholdi desenhou a Estátua da Liberdade a partir de seu projeto anterior. Ela foi inagurada em 1886, com a estrutura projetada por Gustave Eiffel.