USP organiza evento sobre relações entre Brasil e Oriente Médio

Por Diogo Bercito
Dom Pedro 2º (sentado, à direita) e sua comitiva diante de Esfinge. Crédito Acervo da Fundação Biblioteca Nacional do  Brasil
Dom Pedro 2º (sentado, à direita) e sua comitiva diante de Esfinge. Crédito Acervo da Fundação Biblioteca Nacional do Brasil

A USP organiza, nos dias 19 e 20 de outubro, uma conferência internacional sobre as relações diplomáticas e comerciais entre Brasil e Oriente Médio. O encontro terá como um de seus eixos entender como se moldam novos padrões de interação entre ambos.

A programação do encontro está disponível na página do evento no Facebook. Entre os convidados estão Pedro Dallari, diretor do Instituto de Relações Internacionais da USP, e Paulo Sérgio Pinheiro, presidente da comissão da ONU para a Síria. Também participa Salam Kawakibi, vice-diretor da Iniciativa Árabe de Reforma (ARI, na sigla em inglês).

As relações entre Brasil e o Oriente Médio são antigas, e têm um de seus principais episódios na imigração intensificada no final do século 19. Hoje, 8% dos parlamentares brasileiros vêm de famílias com origem no Líbano. Recentemente escrevi à “Ilustríssima” sobre a visita do imperador Dom Pedro 2º à região. Neste ano, o tema voltou ao debate com a chegada de refugiados em fuga da guerra síria.

X

Mas, como dá a entender a programação do evento na USP, os participantes vão discutir esses laços a partir de abordagens atualizadas. Por exemplo, “desafios econômicos e sociais nas reformas árabes e a experiência brasileira” ou “o papel do Brasil na segurança regional”. A última intervenção será feita por Arlene Clemesha, diretora do Centro de Estudos Árabes da USP, e Álvaro Vasconcelos, associado-sênior da Iniciativa Árabe de Reforma.

A inscrição ao evento é feita por e-mail. A conferência internacional será também transmitida ao vivo pela internet.

Brazil and the Middle East: Shaping New Patterns of Connections?
QUANDO 19 e 20 de outubro, a partir das 9h
ONDE Instituto de Relações Internacionais da USP (av. Professor Lúcio Martins Rodrigues, s/n, travessas 4 e 5, São Paulo).