Cinema do Oriente Médio visita São Paulo

Por Diogo Bercito
Cena de Odisseia Iraquiana. Crédito Divulgação
Cena de Odisseia Iraquiana. Crédito Divulgação

Vou trabalhar, aqui, com duas hipóteses. 1) Vocês não puderam assistir aos filmes árabes e israelenses da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo (clique aqui para se lembrar da lista). Ou 2) vocês se empanturraram de produções médio-orientais mas ainda têm fome. Ignoro a possibilidade de que, como orientalíssimos leitores, vocês simplesmente não se interessem pelo tema.

Para os dois primeiros casos, a boa notícia: a professora da USP Arlene Clemesha e a historiadora Marcia Camargos abrem, na quarta-feira (26), a Mostra de Cinema do Oriente Médio 2014. A programação, que tem apoio cultural da Embaixada do Estado da Palestina no Brasil e do Centro de Estudos Árabes da USP, estará em cartaz no CineSesc e no Cine Olido até o dia 3 de dezembro. A mostra deve inaugurar seu site oficial com a programação (neste link). Por ora, há um canal no YouTube com trailers dos filmes (clique aqui). Alguns destaques:

A CAMINHO DA ESCOLA (Holanda, Turquia)

ÁGUA PRATEADA (França, Síria)

O AGRESSOR DE TÚNIS (Canadá, Emirados Árabes Unidos, França, Tunísia)

MARDAN (Curdistão iraquiano)

SERVIÇO
Mostra de Cinema do Oriente Médio 2014
QUANDO Entre 26 e 3 de dezembro
ONDE CineSesc (r. Augusta, 2.075, São Paulo, tel. 11 3087-0500) e Cine Olido (av. São João, 473, São Paulo, tel. 11 3331-8399)