Orientalíssimo

por Diogo Bercito

 -

Blog sobre o Oriente Médio, é produzido por Diogo Bercito. O repórter foi correspondente da Folha em Jerusalém e é mestre em estudos árabes pela Universidad Autónoma de Madrid.

Perfil completo

Publicidade
Publicidade

Jean-Claude Van Damme, espacate e a faixa de Gaza

Por Diogo Bercito

Gaza é, hoje, o território das privações. A eletricidade é cortada por doze horas diárias. A água tem distribuição irregular. Não há gás de cozinha para todos, não há gasolina, não há mantimentos, não há material de construção. A combinação entre a má gestão da facção palestina Hamas, o bloqueio econômico israelense e a repressão egípcia fizeram desse estreito de terra um dos mais dramáticos da região. Narrei diversas dessas histórias na edição impressa da Folha, há algumas semanas (vocês podem reler clicando aqui).

Criatividade, porém, é um dos bens que não faltam em Gaza. Surgem constantemente exemplos de que esses jovens palestinos, a despeito das privações, e a despeito do regime violento e repressivo da facção Hamas, conseguem fazer suas mensagens cruzarem bloqueios e ganharem o mundo. Como o rapper MC Gaza, que entrevistei no começo do ano (leia aqui). Ou como os comediantes do Tashwesh Gaza, que produziram um vídeo como paródia de um recente comercial estrelado por Jean-Claude Van Damme.

O original mostra o astro das artes marciais abrindo um espacate entre dois caminhões Volvo em ré enquanto fala à câmera, fazendo assim propaganda da estabilidade do sistema de direção dessa marca. A versão de Gaza, porém, mostra um jovem palestino listando as privações desse estreito de terra. Quando a imagem se afasta, é possível ver que os carros são empurrados a mão, ridicularizando o fato de que não há ali combustível o suficiente para todos os veículos.

“Talvez [o comediante] não seja tão bom acrobata quanto Van Damme, mas a mensagem desses artistas em Gaza, apesar de passada com humor, é muito mais urgente do que as banalidades auto-celebrativas de Van Damme para a marca Volvo, que se beneficia da ocupação [israelense do território palestino]”, escreveu o grupo “Intifada Eletrônica” ao divulgar o vídeo.

Conversei há pouco por telefone com Mahmud Zeaiter, 28, líder do Tashwesh Gaza, grupo de comédia de que participam cinco jovens moradores do estreito de terra. “A ocupação israelense e o bloqueio do governo egípcio estão afetando a população”, me disse. “Escolhi o vídeo de Van Damme porque ele é um ator famoso e as pessoas prestam atenção nele.”

Ator Jean-Claude Van Damme durante comercial
Ator Jean-Claude Van Damme durante comercial

Blogs da Folha

Publicidade
Publicidade
Publicidade