Orientalíssimo

por Diogo Bercito

 -

Blog sobre o Oriente Médio, é produzido por Diogo Bercito. O repórter foi correspondente da Folha em Jerusalém e é mestre em estudos árabes pela Universidad Autónoma de Madrid.

Perfil completo

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

As ligações perigosas

Por Diogo Bercito

Se o francês Choderlos de Laclos tivesse escrito seu clássico “As Ligações Perigosas” nestes dias, nos desertos da Síria, encontraria ali um farto material para descrever as complicadas e conflituosas relações entre personagens. Apoio e oposição, guerra e paz, as linhas que conectam as narrativas no Oriente Médio são, como de costume, emaranhadas.

Recentemente, a carta de um leitor a um jornal tornou-se célebre na internet ao tentar explicar quais são as ligações na região (o material é citado aqui). O ativista egípcio que assina a conta de Twitter @BigPharaoh resumiu essa mesma ideia em um diagrama, citado em uma reportagem do “Washington Post” (clique aqui).

A proposta é divertida, e serve aos interesses dos especialistas que se gabam de entender o Oriente Médio –e se defendem por detrás da ideia de que a região é complicada demais para ser explicada, quase como se fosse um conhecimento místico, cabalístico, transmitido através das gerações.

Pois, com proposta oposta, pedi que a talentosa editoria de Arte da Folha montasse um diagrama explicando as tais ligações perigosas orientais, tendo como centro o ditador sírio Bashar al-Assad. A aliança com a Rússia, a desavença com sunitas, a oposição dos países do Golfo. Tentamos ilustrar o panorama para os leitores que, como eu, querem acompanhar melhor os eventos dos próximos dias, com a possibilidade de uma intervenção militar na Síria.

Aceitamos, é claro, sugestões.

Blogs da Folha